top of page

A  história do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae inicia-se em 1989, quando Selma Ciornai propôs à Diretoria, por sugestão de Therese Tellegen, um novo curso de aperfeiçoamento em Arteterapia e convida João Augusto Frayse Pereira (professor de psicologia da arte da USP) para compor o corpo docente.

 

Ressaltamos que é importante destacar o pioneirismo de Selma Ciornai em sua formação realizada inicialmente por estudos de Arteterapia na Universidade de Haifa em Israel no período de 1975/76, e posteriormente nos Estados Unidos com mestrado em Arteterapia e formação em Gestalt-terapia, tendo também estudado Arteterapia com Vija Lusebrink e Janie Rhyne. De volta ao Brasil, em 1983 recebe o título de credenciamento da Associação Americana de Arteterapia - ATR, que reconhece a capacitação profissional para ensino e supervisão.

 

A partir de 1990 o Instituto Sedes Sapientiae passa a oferecer o primeiro curso de formação em Arteterapia constituindo-se em um dos pólos pioneiros de Arteterapia no Brasil. No livro Percursos em Arteterapia Selma Ciornai apresenta uma narrativa enriquecedora da sua história pessoal, bem como do início da formação e a implantação do curso de forma poética.

 

"Penso então que esse percurso pode ser visto como o das árvores que, tendo suas raízes em solo fértil, crescem com um tronco sólido e ramificam-se em várias direções, gerando flores, frutos e sementes - que, por sua vez, às vezes, levadas pelos ventos da vida, dão origem a novas árvores em novos terrenos e jardins..." (Ciornai, 2004)


A equipe docente foi se ampliando, enriquecendo-se com os professores formados nas primeiras turmas, alguns dos quais já desenvolviam um trabalho visionário com arte no âmbito terapêutico em suas especialidades (psicologia, psicopedagogia, reabilitação e arte educação), expandindo a equipe docente e diversificando seus projetos graças às diversas contribuições e colaborações. Ao longo dos  anos conquistamos respeitabilidade e credibilidade, tornando-se referência importante no campo da arteterapia Brasil e mesmo em outros países, como Portugal, Espanha, Chile e Argentina. É nosso interesse continuar a contribuir para o avanço da arteterapia a fim de que possa ser reconhecida como uma especialização específica e valiosa nos mais variados contextos terapêuticos, ajudando a construir uma identidade sólida para os arteterapeutas.

 

 O Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae desde seu início tem em seu currículo de formação  22 (vinte e duas) turmas no curso semanal e 04 (quatro) turmas no curso mensal até a presente data.

 

Neste percurso o Departamento de Arteterapia  pode contar com  um total 202 profissionais  formados em Arteterapia até 2014, em formação atualmente 105 alunos sendo  que destes 54 no curso semanal  e 51 no curso mensal. O que resulta em um total de 307 arteterapeutas formados ou em formação.

 

 

 Linha do Tempo:

 

1989 - Curso de Aperfeiçoamento em Arteterapia

1990 - Curso de Especialização em Arteterapia (semanal)

2004 - Coletânea de Livros Percursos em Arteterapia

2014 - Curso de Especialização em Arteterapia (mensal)

bottom of page