Selma_edited.jpg
Eloisa.jpeg
iraci_edited.jpg
be 2.jpeg
ale.jpeg
regina.png
tereza.jpeg
vera 2_edited.jpg

Corpo Docente

Selma Ciornai

CRP 06/55380

Psicóloga, Gestalt-terapeuta, Doutora em Psicologia Clínica (Saybrook/USP), Mestre em Arteterapia (California State University), Bacharel em Sociologia/Artes Criativas (Haifa University).  Pioneira da Arteterapia Gestáltica no Brasil, fundadora, docente e coordenadora da Especialização em Arteterapia do Sedes Sapientiae. Membro Honorário da UBAAT e da SPAT. Organizadora e autora das séries “Percursos em Arteterapia” (Summus) e “Arteterapia: Desafios da Contemporaneidade” (WAK). Autora de “Da Contracultura à menopausa” e de capítulos no “Willey Handbook of Art Therapy.” Docente convidada em vários institutos no Brasil e América Latina, atua como psicoterapeuta, supervisora e professora de cursos de formação a 35 anos.

 

Eloisa Quadros Fagali

CRP 06/128872

Psicóloga, Doutora em psicologia, Arteterapeuta, Psicopedagoga, Psicodramatista, Formação de coordenação de grupo Pichon Riviere, Morin; Formação analítica, Aprimoramentos: Winnicott, Neurociência - distúrbios psicossomáticos – enfoques pós junguiano contemporâneos; Formação constelação familiar e organizacional; uma das fundadoras da formação psicopedagogia clínica e institucional (Sedes Sapientiae); Professora e Supervisora em Arteterapia e Psicopedagogia (Sedes Sapientiae – PUC); Integrante grupo de pesquisas: enfoques analíticos, artetetrapêutico, neurológico: áreas de educação e saúde (Sedes Sapientiae-PUC); Publicações: arte terapia, psicopedagogia, psicoterapia nas áreas de saúde e educação, Consultora editora (Revista cientifica online: Construção Psicopedagógica: Sedes Sapientiae)

Iraci Saviani

Mestre em Artes Visuais, Artista plástica, Arte Educadora. Arteterapeuta há 30 anos pelo Sedes Sapientiae, onde atua como  professora, supervisora de estágio e orientadora de monografias no curso de especialização em Arteterapia. Ministra cursos de História da Arte Vivenciada relacionada à História Pessoal e Auto biografia. Atende em Atelier Terapêutico. Participa como consultora em desenvolvimento de Criatividade pela Escola Humana de vida e negócios. Experiência em atendimento em CAPS Álcool e Droga e como capacitadora e supervisora em Espaços Lúdicos.

 

Leila Nazareth

Maria Alice do Val Barcellos

 

Maria de Betania Paes Norgren

Psicóloga, arteterapeuta (Sedes Sapientiae) e doutora em Psicologia Clínica (PUCSP). Professora e supervisora da especialização em Arteterapia do Sedes e do INFAPA (PoA). Coordena o Núcleo de Assistência Social e é membro da diretoria do Sedes; realiza projetos socioassistenciais com população em situação de vulnerabilidade, principalmente crianças, adolescentes e suas famílias. Sócia do Daquiprafrente, assessoria em qualidade de vida e desenvolvimento humano, desenvolve consultoria em promoção de saúde e aprendizagem socioemocional. Psicóloga Clínica com experiência em psicoterapia, arteterapia, terapia de casal e familiar, orientação vocacional, desenvolvimento pessoal e mediação de conflitos.

 

Neide Alessandra Maria R. Giordano

Pedagoga, Psicóloga, Psicoterapeuta, Contadora de Histórias, Especialista em Contos de Fadas. Psicodramatista. Arteterapeuta. Especialista em Bio-psicologia. Mestre em Ciências das Religiões. Dra. Em Psicologia Social-PUC-SP. Meditadora: University Índia

Regina Santos

Psicóloga, especialista em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae; tem formação em Gestalt Terapia pelo Instituto Gestalt de São Paulo. É professora e participa da equipe de coordenação do Curso de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae; co-editora da Revista “Arteterapia: Reflexões”. É professora do Curso de Formação em Gestalt-terapia com Crianças e Adolescentes do Instituto de Gestalt de São Paulo.  Participa da equipe de coordenação deste Instituto. Arteterapeuta e Gestalt terapeuta, atende crianças, adolescentes e adultos, em grupo ou individualmente.  Tem textos e artigos publicados em livros e revistas.

Tereza Cristina Pedroso Ajzenberg

CRP 06/27317 -  AATESP 028/1203

Psicóloga, Especialista em atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos e Arteterapeuta e Supervisora Clínica. Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde é Professora e Membro Efetivo dos Departamentos de Gestalt-terapia e de Arteterapia. Professora dos cursos de Formação em Gestalt-Terapia com Crianças e Adolescentes e de Arteterapia Gestáltica para Psicoterapeutas (IGSP). Professora do curso de Especialização em Arteterapia no Infapa. Coautora do livro “Percursos em Arteterapia” (Summus) e autora de artigos publicados na “Revista da Gestalt” sobre “Estudo do Desenvolvimento Infantil Sob a Ótica da Gestalt-Terapia”. Atuou em Unidade Básica de Saúde como membro da equipe multidisciplinar na Área de Saúde Mental e em Creche Municipal.

Vera Maria Rossetti Ferretti

CRP 06/12090 - AATESP 019/1203

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/ SP. Pedagoga (Sedes Sapientiae/ SP), psicóloga (Univ. S. Marcos). Psicoterapeuta com atuação clinica em arteterapia com abordagem corporal, especialização em Arteterapia, Cinesiologia/ Integração Psicofísica (Inst. Sedes Sapientiae), Psicomotricidade (Inst. Ramain) e Dinâmica Energética do Psiquismo(DEP-SP), Formação no método de dança Laban; Psicoterapia Junguiana (Inst.Sedes Sapientiae) Constelação Familiar(Hellinger-Institut Landshut), Jin Shin Jyutsu. Fundadora, professora e supervisora do Deptº de Psicopedagogia e professora e supervisora do Deptº  de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae/ SP. Atendimento em Psicoterapia, arteterapia com abordagem corporal e Constelação Familiar. Autora de publicações e artigos, supervisora e consultora de projetos psicopedagógicos e arteterapêuticos na área de saúde e abordagem corporal.

Professoras Convidadas

Ana Alice Francisquetti

Artista plástica (gravadora, ilustradora). Arteterapeuta, arte- reabilitadora. Foi da primeira turma do curso de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae. Pioneira da arte-reabilitação no Brasil. Implantou a materia no setor de arte- reabilitação e enfermaria da AACD. Criou a residência para arteterapeutas na mesma entidade. Especialista no atendimento com crianças, adolescentes e adultos em processo de reabilitação. Professora e supervisora do curso de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae. Frequentou cursos de Psicologia da Arte e Neurologia e Reabilitação. Desenvolve projetos de ensino e supervisão na área da saúde. Curadora de exposições da criança e adulto especial. Autora dos livros: “Arte Medicina”, “Arte - reabilitação”, Arte- Reabilitação - Um caminho inovador na Area da Arteterapia

Ana Cristina Barra Murad

Graduada em Artes Plásticas pela ECA - USP, com especialização em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientie. Graduada em Pedagogia pela Uninter, e fez curso Técnico em Vestuário no SENAI – SP. Atuou como estilista com marca própria por quase 20 anos. Atualmente, atua como arte educadora na Prefeitura de Atibaia e trabalha com crianças e jovens em seu ateliê terapêutico na mesma cidade. Participa dos coletivos Coletiva Entreolhares, Linhas Livres e Coletivo Floridas. Interessa-se por Saúde Mental e pela Luta Antimanicomial, por formas de preservação do Meio Ambiente, tais como agroflorestal, compostagem e reciclagem.

Iara Simonetti Racy

CRP 06/79220 - AATESP 367/1016

Psicóloga, Arteterapeuta, pós graduada em Cultura e Meios de Comunicação (com ênfase em teatro, rádio e publicidade) e Arte Reabilitadora em formação. Atua em consultório particular e na Apabex - Associação de Pais Banespianos de Excepcionais. Coordena o grupo de Cinema na Nossa Turma Lazer Programado, voltado para adultos e idosos com deficiência intelectual. É co-fundadora da Coletiva Entreolhares e da Casa 81. Co-coordenadora do Setor de Atividades do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada no mesmo instituto. Atende adultos e idosos, individualmente ou em grupo, tendo como principais linguagens as artes visuais, bordado, escrita criativa e audiovisual.

Julia Fontes

Artista da cena, arte educadora, arteterapeuta. Como arteterapeuta criou o Ateliê do Sensível, integra a Coletiva Entreolhares e a equipe do Manual em Família. É guiada pela abordagem gestáltica, com enfoque social e comunitário. Atua com adolescentes e adultos na facilitação de processos individuais e grupais e junto a instituições que buscam desenvolver projetos criativos para o desenvolvimento humano com o objetivo artístico, pedagógico e/ou terapêutico. Suas práticas são, especialmente, impulsionadas pelas linguagens artísticas contemporâneas da escrita criativa, das artes visuais e das artes do corpo.

Lígia Kohan

Atriz, arte educadora e arteterapeuta. Ministrou arte para alunos da Ed. Infantil ao Ensino Médio por 10 anos e atuou como capacitadora de professores. Idealizou e coordenou a Binquedoteca da Hebraica/SP por 7 anos e no último ano assumiu a coordenação do Espaço Bebê. Atualmente integra a diretoria da AATESP (Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo) e a coordenação de atividades do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae. Realiza atendimentos arteterapêuticos individuais e em grupo, com crianças, adolescentes e adultos, além de desenvolver oficinas e trabalhos artísticos pessoais.

Mônica Guttmann

Psicóloga, arteterapeuta e escritora. Atende como psicoterapeuta e arteterapeuta, crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. É professora convidada do curso de formação em arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientae (SP), Professora da Associação Palas Athena (SP) e professora convidada em universidades, instituições e espaços culturais no Brasil e no exterior. Tem 35 livros publicados para o público infanto-juvenil e adulto e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arteterapia, psicologia, saúde e educação.

Natália Pieczarka

Psicóloga pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Cientista Social pela Universidade Federal do Pará (UFPa); Gestalt Terapeuta pelo Centro de Capacitação em Gestalt Terapia (CCGT); Arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae. É co-coordenadora do Setor de Atividades do Departamento de Arteterapia e membro do Departamento de Gestalt-Terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Atua no Núcleo de Assistência Social (NAS) do Instituto Sedes Sapientiae. É professora do Departamento de Gestalt-Terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Realiza atendimentos individuais e em grupos, com adolescentes, adultos e idosos. Co-fundadora da Coletiva Entreolhares e da Casa 81: terapia e arte.