top of page

12° Congresso Brasileiro de Arteterapia - Ciência e Arte: da diversidade à integração do ser

A Associação Baiana de Arteterapia - ASBART promoveu, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, na cidade de Salvador, o 12º Congresso Brasileiro de Arteterapia com o tema “Ciência e Arte: da diversidade à integração do ser”. A programação foi organizada a partir dos três pilares escolhidos pela comissão organizadora como: arteterapia e ciência, arteterapia e diversidade e arteterapia uma profissão. Nestes critérios, foram oferecidos um total de 15 mesas temáticas, 12 simpósios, 35 oficinas e 32 trabalhos em temas livres.

A palestra de abertura do congresso sobre o tema “Arteterapia no Brasil: 30 anos de criação e transformação” foi proferida por Angela Philippini contando a sua descoberta e inserção no Rio de Janeiro e por Selma Ciornai que retratou, a partir de sua experiência e aprimoramento de sua busca, a implantação da Arteterapia em São Paulo, bem como o início da formação no Instituto Sedes Sapientiae e o crescimento e desenvolvimento em cursos, fóruns, congresso brasileiro e congresso latinoamericano. Selma apresenta a trajetória da divulgação e formação dos profissionais em arteterapia, a partir de seu espírito visionário e contributivo, mobilizando e emocionando todos os presentes.

Algumas professoras, entre elas, Vera Ferretti Rossetti, Regina Santos, Monica Guttmann, Ana Alice Francisquetti, Leila Nazareth, estiveram presentes oferecendo palestras em simpósio e mesa temática, bem como oficinas.

O congresso como evento bianual torna-se uma oportunidade de relacionamento, de conhecimento dos novos projetos em arteterapia nas diversas cidades do país, nos seus contextos e crenças, bem como na diversificação da atuação profissional em áreas de educação, saúde mental, clínicas, na inserção em saúde pública, e em projetos de inclusão social.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page