top of page

VIII Fórum Paulista de Arteterapia

O VIII Fórum Paulista de Arteterapia, promovido pela AATESP - Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo, ocorreu no dia 18 de agosto de 2018 no Espaço B-Arco em São Paulo. O tema Arteterapia: Cultura, Saúde e Educação, teve como objetivo oportunizar troca de saberes e suas interfaces no processo criativo e no desenvolvimento humano.

No período da manhã, o palco de encontros contou com a participação e mediação da Dra. Selma Ciornai - coordenadora do curso de Especialização do Instituto Sedes. Selma abordou e contribuiu com um diálogo sobre a arteterapia na atualidade, sua amplitude de atuação, no sentido de atuarmos na direção de uma terapia da sociedade em que vivemos e não apenas dos pacientes que atendemos. De podermos, através da Arteterapia, ajudar a desenvolver empatia, solidariedade e aceitação das diferenças e, também, um maior contato de cada um consigo mesmo, com sua sensibilidade e seus sentidos.

Foram convidadas, também, Dra. Amanda Tojal que apresentou projetos de atendimento e ações educativas desenvolvidos em museus e espaços culturais que visam a educação estética, cultural, caráter social das instituições oferecendo espaço de auto reconhecimento, reflexão, interpretação e apropriação da cultura. Claudia Colagrandre trouxe a pauta de como a cultura nos ajuda a desenvolver aspectos da observação plena, da sensibilidade e da criatividade como um convite para compartilhar esses aspectos e termos um mundo melhor e mais atento. E, finalmente, Me. Eliane Ciasca com o tema na saúde apresentou sua participação no Instituto de Psiquiatria entre 2009 e 2014 - um projeto com a doença de Alzheimer e outro com Depressão - em ambos com a Arteterapia apresentando resultados significativos e promissores.

No período da tarde, foi oferecida a Arteterapia em uma Vivência Interativa coordenada por Me.Marcieli Santos, Claudia Brittes Tosi e Gersony Silva como proposta de integração da experiência com a música, dança terapia e artes plásticas, encerrando com dança circular.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page