top of page

III Jornada de Arteterapia: diversos olhares sobre a criança e o adolescente


No dia 24 de novembro de 2018, foi realizada, no Instituto Sedes Sapientiae, a "III Jornada de Arteterapia: diversos olhares sobre a criança e o adolescente”. Um evento com o objetivo de promover um espaço de encontro entre Arteterapeutas e profissionais interessados nos temas relativos ao desenvolvimento, aprendizagem e fortalecimento das crianças e dos adolescentes, nos diversos olhares, desdobramentos, práticas profissionais e âmbitos de atuação.


A mesa "Criança e Adolescente - os diversos olhares" foi composta por Georgia Vassimon (mestre em educação, psicopedagoga e pedagoga), Tereza Cristina Pedroso Ajzenberg (psicóloga, gestalt-terapeuta e arteterapeuta) e Mª de Betânia Paes Norgren (doutora em psicologia clínica e arteterapeuta).



Georgia Vassimon trouxe “Arte e o jogo como estratégias de desenvolvimento - Projeto Barreiros”. Em sua fala, contou sobre a trajetória do Projeto Barreiros (em São José/SC) e ilustrou o belíssimo trabalho realizado com algumas atividades oferecidas para crianças e adolescentes. O projeto considera que todos os espaços podem ser utilizados para o aprendizado e que a arte é um lugar de expressão.




Tereza Cristina Pedroso Ajzenberg expôs um relato de uma experiência em “Arteterapia Gestáltica com Crianças e Adolescentes: Contatando o Guerreiro Interno”. Em sua fala, contou sobre as transformações dos processos criativos e o lugar da arte nas relações. O relato mostrou a sensibilidade no olhar, considerando a qualidade do contato, da presença, a expansão da criatividade do ser e o cuidado com as bagagens existenciais e expectativas do cliente e de seus responsáveis.



Mª de Betânia Paes Norgren em “Promoção de Saúde: um olhar sistêmico”, contou sobre a sua trajetória em relação ao tema abordado, sua inquietação frente às demandas tão parecidas das crianças no consultório. Dessa forma, abordou os desdobramentos dos projetos em Promoção de Saúde que realizou e que estão sendo realizados pelo NAS (Nucleo de Assistência Social) do Instituto e esclareceu alguns conceitos fundamentais nesse cuidado, tais como fatores de risco, vulnerabilidade e proteção, enfrentamento e resiliência.



Após o intervalo, tivemos duas Oficinas simultaneamente sendo realizadas.

Vera Maria Rossetti Ferretti (mestre em psicologia clínica, pedagoga, psicóloga, psicoterapeuta com abordagem corporal e arteterapeuta) e Izilda Freitas Rolim (pedagoga, psicopedagoga e arte terapeuta) ofereceram a oficina “Encontro da Arteterapia e Psicopedagogia: transitando da linguagem do corpo para bonecos”. Neste encontro, os participantes puderam desenvolver sua consciência corporal e tiveram a possibilidade de construir bonecos como facilitador do processo de aprendizado e de expressão arteterapeutica. A criação dos personagens foi feita através de histórias em grupo.


Iraci Saviani (artista plástica, arte educadora, arteterapeuta) e Ligia Kohan (arte educadora, arteterapeuta, especialista em primeira infância) organizaram a oficina “Brinquedoteca Arteterapêutica – como construir uma Instalação sensorial, a partir da criação coletiva de uma história”. A oficina foi realizada por Ligia e Kim Anker (psicólogo) e foi um convite para encontrarmos nossa criança interna e, junto dela, criarmos coletivamente uma única história carregada de vínculo, com alguns cenários e personagens de narrativas que marcaram nossa infância. Um processo arteterapêutico que levou os participantes a elaboração de uma Instalação manualmente construída e, através de estímulos sensoriais e reações diante do impacto com o ambiente transformado, a ampliação do (auto)conhecimento da criança.









Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page