top of page

Arteterapia em Situações de Emergências e Desastres

No segundo evento online recebemos a psicóloga e arteterapeuta Pamela Reyes com o encontro "Arteterapia em Situações de Emergências e Desatres".

Pamela Reyes H. é Psicóloga, Mestre em Arteterapia, Doutoranda em Psicologia na Universidade de Salvador, Buenos Aires, participando do núcleo de pesquisa sobre Situações Disruptivas. Diretora do Mestrado de Artes na Saúde e Arteterapia da Faculdade de Artes, Universidade Finis Terrae. Vive e trabalha em Santiago, Chile.

Iniciou sua fala contando sua trajetória no trabalho em saúde mental comunitária e esclarecendo que os desastres não são somente naturais, mas são catástrofes sociais também e, portanto, para uma atuação nesta área é necessária uma visão mais ampla sobre os traumas.

Explica o conceito de trauma aplicado ao campo dos desastres e catástrofes, relacionado ao processamento subjetivo que temos diante dos eventos e às condições sociais, politicas, econômicas e ambientais em que vivemos.

Pamela fala sobre a Arteterapia comunitária. Traz as Artes, em todas as suas manifestações, como recurso de enfrentamento, em acompanhamento da crise e recuperação pós traumática.

Pamela compartilhou experiencias e relatos de acompanhamentos pós terremoto e maremoto, onde a arte também surge como facilitadora de exploração de questões subjetivas, ajudando a elaborar as mudanças que ocorrem no entorno e a transformar experiências.

Ressaltou a importância da escuta, da memória, dos testemunhos e documentos para acolher as pessoas em extrema vulnerabilidade e sua comunidade.

Encerrou sua apresentação, falando de saúde mental e sociedade

Confira o encontro na íntegra.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page