Cá entre nós: aprendizagem socioemocional e pandemia


No dia 18 de setembro, no encontro “Cá entre nós: aprendizagem sócio-emocional e pandemia”, recebemos a arteterapeuta, doutora em Psicologia, Coordenadora do NAS, Betania Norgren e a psicóloga e colaboradora dos projetos socioemocionais do NAS Cristiane Tacla.

Cristiane iniciou dizendo o que é Aprendizagem Socioemocional. Esclareceu sobre a realização das atividades em ações comunitárias em programas de promoção de saúde englobando cinco principais áreas trabalhadas: autoconhecimento, autorregulação, tomada de decisão responsável, habilidades de relacionamento e consciência social. Os projetos do NAS são pautados na visão sistêmica (individuo, comunidade, família, escola) se utilizando da arte para promover as competências socioemocionais.

Maria de Betania Paes Norgren iniciou sua fala sobre promoção de saúde e crise, pontuando situações delicadas que fomos vivenciando na pandemia, os desafios que nos deparamos e, neste ponto, como a aprendizagem socioemocional ajuda na identificação de fatores, como de vulnerabilidade e proteção, para lidar com as crises. Relata que a crise é limitante, mas também possibilita encontrar alternativas e criar adaptações para o enfrentamento. Trouxe reflexões para olhar para este momento, para o hoje.Cristiane e Betania propuseram uma atividade para representar os recursos de enfrentamento de cada participante nesse tempo da pandemia. A troca entre todos da roda foi enriquecedora.Encerraram o encontro com a exposição de um vídeo ilustrando a importância de estarmos juntos nos enfrentamentos de dificuldades, e também da importância de pessoas para tomarem as iniciativas que possam motivar quem está ao redor.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
  • Facebook Social Icon

Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae

Rua Ministro de Godói, 1484 - Perdizes - São Paulo - SP

Logo do Sedes web.jpg