Ateliê Bordado: por um fio


No dia 02 de setembro aconteceu o ateliê presencial “Bordado: por um fio”, conduzido por Nádia Tobias (arteterapeuta, pedagoga e psicopedagoga). Foi o segundo evento presencial que tivemos desde 2020, um encontro potente e revitalizador.

No início do ateliê as participantes foram convidadas a uma experiência sensorial de caminhar sobre folhas. Em seguidahouve umtrabalhocorporalatravésda dança do Carimbó e de danças circulares; e um trabalho com sonoridades utilizando-se instrumentos de percussão (maracas, chocalhos, tambor) e canções indígenas de diversas regiões do Brasil.

As participantes foram então convidadas a tirar uma carta do Tarot de Rudá, que são cartas baseadas na história de Rudá, deus do Amor da mitologia tupi-guarani. Partindo desse momento, Nádia contou uma história que narrava a origem do bordado, e convidou o grupo a experimentar bordar de forma livre, sem moldes.

No momento do bordado algumas trocas e partilhas já começaram a acontecer e, ao final, cada participante pode contar sobre sua experiência, suas descobertas e seu processo de produção. Foi um encontro de linhas, sons, movimentos... de culturas, histórias, ancestralidades... um encontro de liberdades.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo