Diálogo entre Arteterapia e a Poesia de Manoel de Barros

No dia 27 de novembro recebemos a psicóloga e arteterapeuta Simone Castiel, com o evento “Diálogo entre Arteterapia e a Poesia de Manoel de Barros”. De maneira bastante sensível e poética, Simone foi integrando sua própria trajetória (transitando por diversas linguagens artísticas – em especial o teatro) com seu contato com a poesia de Manoel de Barros. Ela relatou que descobriu a Arteterapia em 1993 e Manuel de Barros em 1994, e se sentiu compreendida por ambos.

Em 2014 concebeu uma apresentação cênica chamada “Descascando Manuel de Barros”, onde havia um “Kit de Primeiros Socorros Poéticos”, contendo: a importância dos esticadores de horizontes; o escutador de silêncios; o desacelerador do tempo; e o descascador de mistérios. Com isso Simone convoca cada terapeuta a atender com sua mais profunda

humanidade, sem pressa, ofertando seu silêncio, ampliando possiblidades e descortinando camadas da alma humana.

Simone finalizou o evento com uma sensibilização onde cada um entrou em contato com momentos de comunhão que teve consigo esse ano e traduziu em palavras para que sirvam de inspiração para o próximo ano.

Este foi o último encontro online de 2020. Foi uma alegria poder encerrar esse ciclo com tanta poesia e afeto. Seguimos desejosas que esses possam ser nossos guias em 2021.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
  • Facebook Social Icon

Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae

Rua Ministro de Godói, 1484 - Perdizes - São Paulo - SP

Logo do Sedes web.jpg