Transcender das sombras em direção à luz, na transição da pandemia

No dia 13 de Novembro recebemos virtualmente Eloisa Fagali - Psicoterapeuta, Arteterapeuta, Psicopedagoga, Dra. em Psicologia, Professora e Orientadora no Curso de Especialização em Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae.

Os participantes do encontro: Transcender das Sombras em Direção à Luz, na Transição da Pandemia: diálogos com a natureza, inspirados com música e expressões plásticas, foram convidados a abrirem espaços… espaços de vibração, de conexão e de escuta ativa para assistirem ao vídeo que Eloisa preparou. Criando, assim, logo de início, um diálogo entre poesia, música, artes plásticas e natureza, que nos traz recursos para transcender o ego, em busca de aproximar os polos e integrar os “múltiplos eus”.

Muito se falou, ao longo da tarde, sobre a plasticidade artística no processo de individuação (Jung) que contribui para integrar, transcender e transformar, resgatando os outros lados e agregando a luz e a sombra. E isso também foi vivenciado à medida que os ouvintes faziam associações livres diante de jardins percorridos com poesias de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Rubens Alves...

Eloisa também nos apresentou, em parceria com algumas alunas, o processo de arteterapeutico de expressão e elaboração de sonhos durante a pandemia, sonhos intuitivos e reveladores.

E assim, foi oferecido um encontro repleto de poesia e de arte, que provoca a função de cada um ser jardineiro de si.




Posts Em Destaque
Posts Recentes