Workshop Online "Aquarela: diálogo com a natureza e as incertezas criativas"


No sábado, dia 24 de abril, recebemos Iraci Saviani, que é a arte educadora, arteterapeuta, professora, orientadora e supervisora no curso de Especialização em Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae. Iraci nos agraciou com um workshop intitulado “Aquarela: diálogo com a natureza e as incertezas criativas, com foco na sua história pessoal e autobiografia”.

Ao longo do workshop, que teve 8h de duração, as participantes puderam explorar diversas possibilidades de trabalho com a aquarela, sempre havendo um paralelo com diferentes etapas da vida.

No período da manhã Iraci estimulou o grupo a entrar em contato com as fases da infância e adolescência (seus marcos importantes, aspectos do desenvolvimento humano, etc.). As técnicas de aquarela exploradas para as expressões plásticas dessas etapas incluíram a possibilidade de fazer tintas extraindo pigmentos de materiais orgânicos (flores, frutas, temperos), predominância de pintura sobre o papel molhado, pintura com as mãos, carimbos com retalhos de papel ou material orgânico e nanquim (especialmente na adolescência, evocando questões voltadas à escrita do nome e formação da identidade).

No período da tarde o foco foi em diferentes momentos da vida adulta, abordando as questões de cada etapa, como: responsabilizações, decisões, pontos de virada, aceitação e apropriação do próprio caminho e do próprio valor para o mundo. Na produção plástica o grupo experimentou técnicas como: nanquim no papel molhado, aquarela no papel seco, pintura observando elementos da natureza, vela e giz com a aquarela. Por fim, o grupo foi convidado a integrar em uma única imagem as produções que realizou ao longo do dia.

Foi um encontro muito rico, e que deixou às participantes um incentivo para mergulhar, tanto no mundo da aquarela quanto nas suas próprias histórias.



Posts Em Destaque
Posts Recentes