top of page

12° Fórum Paulista de Arteterapia - Profissionalização do Arteterapeuta.


No dia 05 de Novembro a AATESP realizou o 12° Fórum Paulista de Arteterapia, com a temática: Profissionalização do Arteterapeuta. O evento foi online e recheado de conhecimento.

Logo de início foi apresentado um vídeo, como uma linha do tempo, que ilustrava a história da AATESP e todas as conquista


s ao longo destes anos. Na sequência, Deolinda Fabietti, que integra a equipe desde os primórdios, nos contou sobre a história da criação da instituição e todo seu desenvolvimento. Também foi apresentado o histórico da Revista da AATESP, a seriedade de suas publicações e a importância dessa referência sobretudo nessa busca pela regulamentação da profissão. Maíra Bonafé, Leila Nazareth (mestra do Sedes) e Mariangela Gaspari foram homenageadas por tantos anos de empenho nessa empreitada.

Na sequência, Leila pegou o gancho oferecendo uma palestra sobre formação continuada e a importância dos arteterap


eutas seguirem nutrindo sua jornada, com supervisão, troca com equipes multidisciplinares, além do mestrado e doutorado. E quatro pesquisas científicas de associados foram apresentadas.

Para fomentar ainda mais as reflexões, a convidada Mirian Celeste Martins, pesquisadora, artista e doutora em educação, ofereceu a palestra "A pesquisa como formação ampliada" e encantou o público proferindo sobre “estesia” e a importância de seguirmos encantados, curiosos e, inclusive, incomodados nos processos de ensino-aprendizagem da vida!

E não parou por aí. Depois do intervalo do almoço, Lara Scalise e Tânia Freire falaram sobre o empreendedorismo em Arteterapia: do plano de ideias ao plano de ação - algo que nem sempre é ensinado, mas que tem grande importância na trajetória do profissional autônomo.

Como arteterapeuta não se nutre apenas de reflexões, o fórum seguiu com uma vivência de sensibilização, guiado por Marcos Reis, Ligia Kohan (membro integrante do Departamento do Sedes) e Vivi da Viola. Os participantes foram convidados a reconhecer no seu corpo a trajetória do seu ser arteterapeuta, por meio da ativação dos quatro elementos, ao som conduzido do tambor e da harpa.

De


pois, quatro mesas simultâneas, apresentaram os últimos lançamentos de livros da comunidade arteterapêutica. Foram 15 livros apresentados pelos autores, entre eles CIORNAI, Selma; PIECZARKA, Natalia. Arteterapia no Contexto Social e Comunitário: ruas, abrigos, instituições e comunidades. São Paulo. Wak Editora, 2021 e OLIVEIRA, Marcia Bombarda Pires de; SCHWINDEN, Renata Gabriel; CIORNAI, Selma (org). Arteterapia no processo de envelhecimento, organizadoras. São Paulo. Wak Editora, 2020, ambos publicados pelo Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae e que foram, respectivamente, representados por Natalia e Deolinda (uma das autoras do último livro).

Além dos livros, a equipe apresentou as discussões do pré-fórum para seguirmos com futuras reflexões e aprendizagens.

Para encerrar, Regina Chiesa, diretora presidente da UBAAT, falou sobre a regulamentação da profissão e resoluções da UBAAT para assegurar a qualidade dos profissionais em Arteterapia - prática e docência.


E assim, mais um fórum foi realizado, alimentando toda nossa comunidade!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page