top of page

Arte e Materialidade

No dia 19/06, recebemos a Iraci Saviani, arteterapeuta e mestre em artes visuais, com o encontro "Arte e Materialidade".

Iraci Saviani é Mestre em Artes Visuais e especialista há 30 anos em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde atua como professora, supervisora e orientadora.Tem experiência de trabalhos com Espaço Lúdico, CAPS dependentes químicos, Criatividade em empresas e Atelier terapêutico, desde crianças até idosos.

Iraci iniciou o encontro compartilhando suas reflexões acerca da presença da matéria, como o por do sol de sua janela, e que, para ela, é “um jeito de conversar, costurar e customizar a situação que estamos vivendo atualmente”. Ela nos relembra de que somos todos parte dessa matéria, “somos matéria encarnada” e que, como criadores, interferimos na materialidade através da expressão, dos sentimentos e da consciência. Iraci nos presenteou com inúmeras referências de filmes, livros, vídeos, filósofos e artistas que nos lembram da importância do potencial criativo de cada um.

Encerrando o encontro, Iraci dividiu conosco a inspiradora poesia “A invenção de Orfeu”, de Jorge de Lima.

A ilha ninguém achou

porque todos a sabíamos.

Mesmo nos olhos havia

uma clara geografia.

Mesmo nesse fim de mar

qualquer ilha se encontrava,

mesmo sem mar e sem fim

mesmo sem terra e sem mim

Mesmo sem naus e sem rumos,

mesmo sem vagas e areias,

há sempre um copo de mar

para um homem navegar...

Confira o encontro na íntegra.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page