top of page

Arteterapia e Espiritualidade em Cuidados Paliativos

No dia 26/06, recebemos Mariana Attwell Gonzalez, arteterapeuta, coordenadora e responsável pelo programa Empatia em Ação na equipe de cuidados paliativos no Hospital Italiano de Buenos Aires, com o encontro "Arteterapia e Espiritualidade em Cuidados Paliativos".

Mariana Attwell Gonzalez é arteterapeuta, psicopedagoga e Doutora em Psicologia. Especializada em Cuidados Paliativos, Dor Crônica e Acompanhamento ao Luto. Membro da Associação Argentina de Cuidados Paliativos. Coordenadora e responsável pelo Programa "Empatia em Ação (Arteterapia e Espiritualidade Leiga) na equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Italiano de Buenos Aires. Coordenadora da área de Espiritualidade Integrativa da Pallium Latin America Association. Professora da Escola Argentina de Arteterapia, Bs As. Atua, também, em clínica individual e em grupo (Oficinas com arte e espiritualidade)

Mariana iniciou sua fala contando sua trajetória de atuação em saúde.

Após, falou sobre a Arteterapia dentro da instituição e os eixos de trabalho nos cuidados paliativos, com o acompanhamento de pacientes e famílias, integrado com outras terapias complementares.

Esclareceu sobre a importância da arteterapia como recurso de enfrentamento das doenças, como canal de expressão, integração, conexão e possibilidade de acessar distintos níveis de consciência. Também trouxe esclarecimentos sobre a espiritualidade integrativa nos cuidados paliativos e exemplificou necessidades espirituais dos pacientes atendidos.

Mariana compartilhou conosco alguns relatos e expressões de pacientes atendidos em arteterapia, ilustrando o caminhar de seus processos nestes acompanhamentos.

Encerrou sua fala ressaltando a integração permanente da arteterapia e espiritualidade com as necessidades dos pacientes e como tem sido realizado o acompanhamento dos pacientes, das famílias e do processo de luto nos tempos de pandemia.

Confira o encontro na íntegra.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page